 Ingredientes
Para a massa: - 2 xícaras (chá) de farinha de trigo - 2 colheres (chá) de fermento em pó - 2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio - 2 colheres (chá) de canela em pó - 1 colher (chá) de sal - 1 ½ xícara (chá) de óleo vegetal - 2 xícaras (chá) de açúcar - 4 ovos inteiros - ½ kg de cenoura ralada - ½ xícara (chá) de nozes picadas grosseiramente - ½ xícara (chá) de uvas passas - Óleo ou margarina para pincelar
Para o recheio ou cobertura: - 2 copos de requeijão (gelado) - ½ xícara (chá) de açúcar - 2 colheres (chá) de essência de baunilha Modo de preparo
Para a massa: Numa tigela, peneire 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 2 colheres (chá) de fermento em pó, 2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio, 2 colheres (chá) de canela em pó e 1 colher (chá) de sal. Reserve. Numa batedeira, coloque 1 ½ xícara (chá) de óleo vegetal e 2 xícaras (chá) de açúcar. Bata bem até ficar uma pasta homogênea e branca. Ainda batendo, junte 4 ovos inteiros (um a um). Acrescente a mistura de farinhas reservada. Desligue a batedeira e misture ½ kg de cenoura ralada, ½ xícara (chá) de nozes picadas grosseiramente e ½ xícara (chá) de uvas passas. Em duas formas redondas, com 22 cm de diâmetro, pincele óleo ou margarina e forre-as com papel-manteiga. Divida a massa nas duas formas. Leve para assar a 180ºC por cerca de 30 min ou até que fique dourado. Desenforme ainda quente e retire o papel-manteiga. Fure bem uma das tortas e coloque uma parte do recheio (o que sobrar servirá de cobertura). Decore com espaguete de cenoura ou a seu gosto.
Para o recheio ou cobertura: Numa batedeira, bata 2 copos de requeijão (gelado), ½ xícara (chá) de açúcar e 2 colheres (chá) de essência de baunilha até que o açúcar se dissolva totalmente e se incorpore ao requeijão. Leve para geladeira por 1 h para firmar novamente o requeijão.
Rendimento: 8 porções
Obs.: Maria Angela aprendeu esta receita com um chef de cozinha que trabalhava no iate Dorothea. Ela passou muitas férias lá e ficou amiga do chef. O iate pertencia a uma família rica e ficava ancorado em San Diego, na Califórnia, EUA.
> enviado por Sandra Cristina as sexta-feira, janeiro 05, 2007
......................................................................................
|